O Standard Bank Group está a recrutar um Director de Produtos e Serviços, para Negola, em Angola.
Funções
- Desenvolver a estratégia para os Produtos e Serviços oferecidos aos clientes da Banca de Particulares e Empresas
- Desenvolver e implementar, da concepção à conversão, as ofertas para os clientes em termos de Produtos e Serviços (proposições, produtos, canais associados, plataformas de suporte e operacionalização), para Particulares e Empresas
- Gestão de todos os produtos e serviços com o objectivo de alcançar financeiramente os seguintes pontos (Balanço anual, demonstração de resultados, margem e retorno do capital – ROE) e com participação de forma saudável no mercado, com o objectivo de manutenção de um ambiente operacional e de controlo do risco transparente e racional
- Garantir que a experiência dos clientes está de acordo de forma consistente com os padrões definidos para cada segmento, sendo competitivo na adopção e utilização de todas as ofertas
- Garantir a análise continuadas ofertas aos consumidores, mantendo-as competitivas no mercado, com as adaptações necessárias, de forma a desenvolver a sua utilização e a satisfação por parte dos consumidores
- Responsável pela direcção estratégica, desenvolvimentos e implementações que assegurem o crescimento, rentabilidade e sustentabilidade do negócio de Mercados de Particulares
- Desenvolver e impulsionar estratégias de crescimento e sustentabilidade do negócio, assegurando o alinhamento com as áreas de foco de PBB
- Impulsionar e gerir a rentabilidade de produtos e carteiras através do correcto desenvolvimento e implementação de iniciativas de crescimento, maximização de receitas e optimização de custos
- Definir e alcançar metas e objectivos financeiros de curto e longo prazo
- Desenvolver e implementar propostas de produtos e abordagens de distribuição em sintonia com as propostas de valor para o cliente
- Fomentar uma abordagem de distribuição holística para produtos (vendas, serviços e consultoria)
- Impulsionar a concepção e inovação de produtos e negócios
- Identificar eficiências operacionais para melhorar, de ponta a ponta, a cadeia de valor para depósitos
- Agilizar as eficiências dos produtos de forma a aumentar a eficácia e reduzir custos
- Realizar avaliações de mercado para determinar o impacto na carteira de produtos, compreender as tendências do mercado e determinar as respostas adequadas
- Dirigir estratégias de aquisição, retenção e gestão de clientes
- Dirigir e assegurar a adequada entrega dos produtos
- Dirigir as estratégias de financiamento para clientes de retalho em sintonia com as estratégias e iniciativas do Grupo
- Reduzir riscos no âmbito da carteira e assegurar a observância dos requisitos de compliance
- Fornecer conhecimento especializado sobre produtos e aconselhamento a outras unidades funcionais
- Desenvolver estratégias de preços em apoio à intenção estratégica do negócio
- Realizar avaliações de mercado centradas nas estratégias e actividades da concorrência
- Financiamento de Veículos e Activos:
- Definir a direcção estratégica para o Negócio VAF (Financiamento de Veículos e Activos)
- Definir e alcançar metas financeiras de VAF
- Definir e alcançar objectivos de Vendas de VAF
- Definir e monitorizar a Apetência pelo Risco
- Conceber e melhorar continuamente processos de ponta a ponta para VAF
- Desenvolver e implementar processos operacionais de VAF
- Assegurar capacidades de apoio bem desenvolvidas em toda a cadeia de valor de VAF, tais como Cobranças, Marketing, Operações, IT e Jurídica
- Assegurar, em colaboração com os Responsáveis de BU, uma carteira de crédito de VAF “limpa”, em termos de Pré-NPLs, NPLs, Taxas de Perda de Crédito e outras medidas de Crédito
- Garantir a diferenciação competitiva na experiência do Cliente e níveis de serviço em toda a cadeia de valor de VAF
- Assegurar a formação adequada da equipa de VAF, equipas de Relações e equipas de apoio
- Desenvolver, implementar e monitorizar SLAs com as partes interessadas internas e externas
- Assegurar a gestão efectiva de colaterais em colaboração com as equipas de Garantia de Crédito
- Conduzir o estabelecimento de alianças Estratégicas com empresas e concessionários externos
- Análises e melhoria contínua de produtos
- Assegurar a existência de medidas de risco e controlo adequadas
- Assegurar um ambiente operacional estável
- Garantir uma reconciliação e liquidação eficazes, com monitorização contínua
- Definir a metodologia de preços e assegurar a sua optimização em toda a carteira
- Identificar e eliminar fugas de receita
- Banca de Seguros:
- Definir a direcção estratégica do negócio da Banca de Seguros (Bancassurance)
- Definir e alcançar os objectivos financeiros da Banca de Seguros
- Identificar oportunidades e lacunas de mercado, compreender as necessidades dos clientes e melhores práticas internacionais, bem como desenvolver produtos da Banca de Seguros com diferencial competitivo para o Standard Bank, em colaboração com parceiros de seguros/seguradoras
- Definir e alcançar objectivos de vendas da Banca de Seguros
- Conceber e melhorar continuamente processos de ponta a ponta para a Banca de Seguros
- Assegurar capacidades de apoio bem desenvolvidas em toda a cadeia de valor da Banca de Seguros, tais como Cobranças, Marketing, Operações, IT e Jurídica
- Garantir a diferenciação competitiva na experiência do Cliente e níveis de serviço em toda a cadeia de valor da Banca de Seguros
- Assegurar a formação adequada da equipa da Banca de Seguros, equipas de Relações e equipas de apoio
- Definir os SLAs com as partes interessadas internas e externas
- Conduzir o estabelecimento de alianças Estratégicas com empresas e seguradoras externas
- Análises e melhoria contínua de produtos
- Assegurar a existência de medidas de risco e controlo adequadas
- Assegurar um ambiente operacional estável
- Garantir uma reconciliação e liquidação eficazes
- Definir preços optimizados para toda a carteira
- Identificar e eliminar fugas de receita
- Activos: Pesquisa de mercado e clientes
- Conceber, desenvolver e implementar produtos que proporcionem uma vantagem competitiva ao Standard Bank em Angola
- Assegurar o alinhamento dos produtos com as propostas de valor para o cliente
- Desenvolver estratégias de produtos
- Definir metas financeiras e de crescimento de vendas de produtos
- Definir e alcançar a Margem e ROE desejados nas diversas carteiras de produtos
- Definir a apetência pelo risco
- Assegurar a eficácia da fixação de preços de produtos, bem como definir e controlar limites e níveis de aprovação
- Conceber e implementar processos de ponta a ponta para produtos
- Assegurar um ambiente de controlo de risco de produto eficaz
- Assegurar a estabilidade operacional em toda a cadeia de valor do produto
- Identificar e eliminar fugas de receita
- Implementar capacidades e práticas de gestão de produtos eficazes
- Garantir uma reconciliação e liquidação eficazes
- Monitorizar continuamente o desempenho do produto, com identificação e eliminação de lacunas para melhorar a oferta de produtos
- Coordenação com a ALCO (Comissão de Activos e Passivos) Nacional
- Assegurar a implementação e correcta execução das medidas de governação de produtos, isto é, comissões de Preços e Novos Produtos
- Definir mensalmente Indicadores-chave de Risco (KRI) e realizar Auto-avaliações de Risco
- Encerrar questões relativas a conclusões de auditoria relacionadas com a cadeia de valor do produto
- Projectar esquemas de valor de produto com vista a assegurar a contínua monitorização e melhoria de todas as variáveis que influenciam o desempenho de um produto
- Desenvolvimento contínuo do MIS (Sistema de Informação de Gestão)
- Estabelecer alianças estratégicas
- Garantir uma formação eficiente em toda a área de negócio
- Determinar e liderar o desenvolvimento de campanhas de marketing de produtos
- Implementar e monitorizar SLAs internos e externos
- Supervisionar a implementação de soluções integradas de fluxo de trabalho em toda a cadeia de valor do produto
- Passivos: Pesquisa de mercado e clientes
- Conceber, desenvolver e implementar produtos que proporcionem uma vantagem competitiva ao Standard Bank em Angola
- Assegurar o alinhamento dos produtos com as propostas de valor para o cliente
- Desenvolver estratégias de produtos
- Definir metas financeiras e de crescimento de vendas de produtos
- Definir e alcançar a Margem e ROE desejados nas diversas carteiras de produtos
- Assegurar a eficácia da fixação de preços de produtos, bem como definir e controlar limites e níveis de aprovação
- Conceber e implementar processos de ponta a ponta para produtos
- Assegurar um ambiente de controlo de risco de produto eficaz
- Assegurar a estabilidade operacional em toda a cadeia de valor do produto
- Identificar e eliminar fugas de receita
- Implementar capacidades e práticas de gestão de produtos eficazes
- Garantir uma reconciliação e liquidação eficazes
- Monitorizar continuamente o desempenho do produto, com identificação e eliminação de lacunas para melhorar a oferta de produtos
- Coordenação com a ALCO (Comissão de Activos e Passivos) Nacional
- Assegurar a implementação e correcta execução das medidas de governação de produtos
- Definir mensalmente Indicadores-chave de Risco (KRI) e realizar Auto-avaliações de Risco
- Encerrar questões relativas a conclusões de auditoria relacionadas com a cadeia de valor do produto
- Projectar esquemas de valor de produto com vista a assegurar a contínua monitorização e melhoria de todas as variáveis que influenciam o desempenho de um produto
- Desenvolvimento contínuo do MIS (Sistema de Informação de Gestão)
- Estabelecer alianças estratégicas
- Garantir uma formação eficiente em toda a área de negócio
- Determinar e liderar o desenvolvimento de campanhas de marketing de produtos
- Implementar e monitorizar SLAs internos e externos
- Supervisionar a implementação de soluções integradas de fluxo de trabalho em toda a cadeia de valor do produto
- Produtos Transaccionais:
- Desenvolver metodologias de preços para receitas não provenientes de juros
- Reapreçamento de comissões e taxas anuais
- Definir e viabilizar a realização dos orçamentos NIR
- Projectar, desenvolver e implementar novas taxas
- Desenvolver e implementar soluções de preços em “pacote”
- Assegurar, em colaboração com o responsável de IT, o desenvolvimento de uma capacidade de sistema eficaz com vista a possibilitar a optimização da fixação e reformulação de preços
- Identificar e eliminar fugas de receita
- Automatizar cobranças de taxas
- Implementar limites e níveis de autoridade
- Assegurar o correcto mapeamento e comunicação de todas as receitas transaccionais
- Desenvolver e implementar campanhas de marketing
- Alcançar metas de volume transaccional
- Efectuar a migração de operações para as plataformas mais eficientes em termos de custos
- Desenvolver padrões de experiência do cliente
Requisitos
- Licenciatura na área Bancária, Economia ou Matemática Aplicada
- Experiência mínima de 7 anos no Sector Bancário ou área de Consultoria no sector financeiro relacionada com a gestão de produtos
- Experiência em gestão de relações, vendas, serviço ao cliente, modelos de estruturação e operação de Sucursais, Propostas de Valor para o Cliente, Concepção e gestão de produtos, Banca de Seguros, Financiamento de Veículos e Activos, Gestão de Riscos e Gestão de Projectos
- Experiência no desenvolvimento de Estratégias
- Experiência em funções de liderança
- Liderança
- Gestão de Pessoas
- Banca de Seguros
- Financiamento de Veículos e Activos
- Concepção e Gestão de Produtos de Activos
- Concepção e Gestão de Produtos de Passivos
- Soluções Transaccionais
- Propostas de Valor e Segmentação de Clientes
- Desenvolvimento de Estratégias
- Gestão de Crédito e Risco
- Engenharia de Processos
- Gestão de Vendas
- Engenharia de Atendimento e Experiência do Cliente
- Conhecimento aprofundado da Banca de Retalho e Comercial
- Gestão de partes interessadas
- Gestão de projectos
- MIS
- Finanças e gestão financeira
- Pesquisa e Análise
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
Como se Candidatar