Vacancy

Director de Produtos e Serviços

Standard Bank Group

O Standard Bank Group está a recrutar um Director de Produtos e Serviços, para Negola, em Angola.
Funções
  • Desenvolver a estratégia para os Produtos e Serviços oferecidos aos clientes da Banca de Particulares e Empresas
  • Desenvolver e implementar, da concepção à conversão, as ofertas para os clientes em termos de Produtos e Serviços (proposições, produtos, canais associados, plataformas de suporte e operacionalização), para Particulares e Empresas
  • Gestão de todos os produtos e serviços com o objectivo de alcançar financeiramente os seguintes pontos (Balanço anual, demonstração de resultados, margem e retorno do capital – ROE) e com participação de forma saudável no mercado, com o objectivo de manutenção de um ambiente operacional e de controlo do risco transparente e racional
  • Garantir que a experiência dos clientes está de acordo de forma consistente com os padrões definidos para cada segmento, sendo competitivo na adopção e utilização de todas as ofertas
  • Garantir a análise continuadas ofertas aos consumidores, mantendo-as competitivas no mercado, com as adaptações necessárias, de forma a desenvolver a sua utilização e a satisfação por parte dos consumidores
  • Responsável pela direcção estratégica, desenvolvimentos e implementações que assegurem o crescimento, rentabilidade e sustentabilidade do negócio de Mercados de Particulares
  • Desenvolver e impulsionar estratégias de crescimento e sustentabilidade do negócio, assegurando o alinhamento com as áreas de foco de PBB
  • Impulsionar e gerir a rentabilidade de produtos e carteiras através do correcto desenvolvimento e implementação de iniciativas de crescimento, maximização de receitas e optimização de custos
  • Definir e alcançar metas e objectivos financeiros de curto e longo prazo
  • Desenvolver e implementar propostas de produtos e abordagens de distribuição em sintonia com as propostas de valor para o cliente
  • Fomentar uma abordagem de distribuição holística para produtos (vendas, serviços e consultoria)
  • Impulsionar a concepção e inovação de produtos e negócios
  • Identificar eficiências operacionais para melhorar, de ponta a ponta, a cadeia de valor para depósitos
  • Agilizar as eficiências dos produtos de forma a aumentar a eficácia e reduzir custos
  • Realizar avaliações de mercado para determinar o impacto na carteira de produtos, compreender as tendências do mercado e determinar as respostas adequadas
  • Dirigir estratégias de aquisição, retenção e gestão de clientes
  • Dirigir e assegurar a adequada entrega dos produtos
  • Dirigir as estratégias de financiamento para clientes de retalho em sintonia com as estratégias e iniciativas do Grupo
  • Reduzir riscos no âmbito da carteira e assegurar a observância dos requisitos de compliance
  • Fornecer conhecimento especializado sobre produtos e aconselhamento a outras unidades funcionais
  • Desenvolver estratégias de preços em apoio à intenção estratégica do negócio
  • Realizar avaliações de mercado centradas nas estratégias e actividades da concorrência
  • Financiamento de Veículos e Activos:
  • Definir a direcção estratégica para o Negócio VAF (Financiamento de Veículos e Activos)
  • Definir e alcançar metas financeiras de VAF
  • Definir e alcançar objectivos de Vendas de VAF
  • Definir e monitorizar a Apetência pelo Risco
  • Conceber e melhorar continuamente processos de ponta a ponta para VAF
  • Desenvolver e implementar processos operacionais de VAF
  • Assegurar capacidades de apoio bem desenvolvidas em toda a cadeia de valor de VAF, tais como Cobranças, Marketing, Operações, IT e Jurídica
  • Assegurar, em colaboração com os Responsáveis de BU, uma carteira de crédito de VAF “limpa”, em termos de Pré-NPLs, NPLs, Taxas de Perda de Crédito e outras medidas de Crédito
  • Garantir a diferenciação competitiva na experiência do Cliente e níveis de serviço em toda a cadeia de valor de VAF
  • Assegurar a formação adequada da equipa de VAF, equipas de Relações e equipas de apoio
  • Desenvolver, implementar e monitorizar SLAs com as partes interessadas internas e externas
  • Assegurar a gestão efectiva de colaterais em colaboração com as equipas de Garantia de Crédito
  • Conduzir o estabelecimento de alianças Estratégicas com empresas e concessionários externos
  • Análises e melhoria contínua de produtos
  • Assegurar a existência de medidas de risco e controlo adequadas
  • Assegurar um ambiente operacional estável
  • Garantir uma reconciliação e liquidação eficazes, com monitorização contínua
  • Definir a metodologia de preços e assegurar a sua optimização em toda a carteira
  • Identificar e eliminar fugas de receita
  • Banca de Seguros:
  • Definir a direcção estratégica do negócio da Banca de Seguros (Bancassurance)
  • Definir e alcançar os objectivos financeiros da Banca de Seguros
  • Identificar oportunidades e lacunas de mercado, compreender as necessidades dos clientes e melhores práticas internacionais, bem como desenvolver produtos da Banca de Seguros com diferencial competitivo para o Standard Bank, em colaboração com parceiros de seguros/seguradoras
  • Definir e alcançar objectivos de vendas da Banca de Seguros
  • Conceber e melhorar continuamente processos de ponta a ponta para a Banca de Seguros
  • Assegurar capacidades de apoio bem desenvolvidas em toda a cadeia de valor da Banca de Seguros, tais como Cobranças, Marketing, Operações, IT e Jurídica
  • Garantir a diferenciação competitiva na experiência do Cliente e níveis de serviço em toda a cadeia de valor da Banca de Seguros
  • Assegurar a formação adequada da equipa da Banca de Seguros, equipas de Relações e equipas de apoio
  • Definir os SLAs com as partes interessadas internas e externas
  • Conduzir o estabelecimento de alianças Estratégicas com empresas e seguradoras externas
  • Análises e melhoria contínua de produtos
  • Assegurar a existência de medidas de risco e controlo adequadas
  • Assegurar um ambiente operacional estável
  • Garantir uma reconciliação e liquidação eficazes
  • Definir preços optimizados para toda a carteira
  • Identificar e eliminar fugas de receita
  • Activos: Pesquisa de mercado e clientes
  • Conceber, desenvolver e implementar produtos que proporcionem uma vantagem competitiva ao Standard Bank em Angola
  • Assegurar o alinhamento dos produtos com as propostas de valor para o cliente
  • Desenvolver estratégias de produtos
  • Definir metas financeiras e de crescimento de vendas de produtos
  • Definir e alcançar a Margem e ROE desejados nas diversas carteiras de produtos
  • Definir a apetência pelo risco
  • Assegurar a eficácia da fixação de preços de produtos, bem como definir e controlar limites e níveis de aprovação
  • Conceber e implementar processos de ponta a ponta para produtos
  • Assegurar um ambiente de controlo de risco de produto eficaz
  • Assegurar a estabilidade operacional em toda a cadeia de valor do produto
  • Identificar e eliminar fugas de receita
  • Implementar capacidades e práticas de gestão de produtos eficazes
  • Garantir uma reconciliação e liquidação eficazes
  • Monitorizar continuamente o desempenho do produto, com identificação e eliminação de lacunas para melhorar a oferta de produtos
  • Coordenação com a ALCO (Comissão de Activos e Passivos) Nacional
  • Assegurar a implementação e correcta execução das medidas de governação de produtos, isto é, comissões de Preços e Novos Produtos
  • Definir mensalmente Indicadores-chave de Risco (KRI) e realizar Auto-avaliações de Risco
  • Encerrar questões relativas a conclusões de auditoria relacionadas com a cadeia de valor do produto
  • Projectar esquemas de valor de produto com vista a assegurar a contínua monitorização e melhoria de todas as variáveis que influenciam o desempenho de um produto
  • Desenvolvimento contínuo do MIS (Sistema de Informação de Gestão)
  • Estabelecer alianças estratégicas
  • Garantir uma formação eficiente em toda a área de negócio
  • Determinar e liderar o desenvolvimento de campanhas de marketing de produtos
  • Implementar e monitorizar SLAs internos e externos
  • Supervisionar a implementação de soluções integradas de fluxo de trabalho em toda a cadeia de valor do produto
  • Passivos: Pesquisa de mercado e clientes
  • Conceber, desenvolver e implementar produtos que proporcionem uma vantagem competitiva ao Standard Bank em Angola
  • Assegurar o alinhamento dos produtos com as propostas de valor para o cliente
  • Desenvolver estratégias de produtos
  • Definir metas financeiras e de crescimento de vendas de produtos
  • Definir e alcançar a Margem e ROE desejados nas diversas carteiras de produtos
  • Assegurar a eficácia da fixação de preços de produtos, bem como definir e controlar limites e níveis de aprovação
  • Conceber e implementar processos de ponta a ponta para produtos
  • Assegurar um ambiente de controlo de risco de produto eficaz
  • Assegurar a estabilidade operacional em toda a cadeia de valor do produto
  • Identificar e eliminar fugas de receita
  • Implementar capacidades e práticas de gestão de produtos eficazes
  • Garantir uma reconciliação e liquidação eficazes
  • Monitorizar continuamente o desempenho do produto, com identificação e eliminação de lacunas para melhorar a oferta de produtos
  • Coordenação com a ALCO (Comissão de Activos e Passivos) Nacional
  • Assegurar a implementação e correcta execução das medidas de governação de produtos
  • Definir mensalmente Indicadores-chave de Risco (KRI) e realizar Auto-avaliações de Risco
  • Encerrar questões relativas a conclusões de auditoria relacionadas com a cadeia de valor do produto
  • Projectar esquemas de valor de produto com vista a assegurar a contínua monitorização e melhoria de todas as variáveis que influenciam o desempenho de um produto
  • Desenvolvimento contínuo do MIS (Sistema de Informação de Gestão)
  • Estabelecer alianças estratégicas
  • Garantir uma formação eficiente em toda a área de negócio
  • Determinar e liderar o desenvolvimento de campanhas de marketing de produtos
  • Implementar e monitorizar SLAs internos e externos
  • Supervisionar a implementação de soluções integradas de fluxo de trabalho em toda a cadeia de valor do produto
  • Produtos Transaccionais:
  • Desenvolver metodologias de preços para receitas não provenientes de juros
  • Reapreçamento de comissões e taxas anuais
  • Definir e viabilizar a realização dos orçamentos NIR
  • Projectar, desenvolver e implementar novas taxas
  • Desenvolver e implementar soluções de preços em “pacote”
  • Assegurar, em colaboração com o responsável de IT, o desenvolvimento de uma capacidade de sistema eficaz com vista a possibilitar a optimização da fixação e reformulação de preços
  • Identificar e eliminar fugas de receita
  • Automatizar cobranças de taxas
  • Implementar limites e níveis de autoridade
  • Assegurar o correcto mapeamento e comunicação de todas as receitas transaccionais
  • Desenvolver e implementar campanhas de marketing
  • Alcançar metas de volume transaccional
  • Efectuar a migração de operações para as plataformas mais eficientes em termos de custos
  • Desenvolver padrões de experiência do cliente
Requisitos
  • Licenciatura na área Bancária, Economia ou Matemática Aplicada
  • Experiência mínima de 7 anos no Sector Bancário ou área de Consultoria no sector financeiro relacionada com a gestão de produtos
  • Experiência em gestão de relações, vendas, serviço ao cliente, modelos de estruturação e operação de Sucursais, Propostas de Valor para o Cliente, Concepção e gestão de produtos, Banca de Seguros, Financiamento de Veículos e Activos, Gestão de Riscos e Gestão de Projectos
  • Experiência no desenvolvimento de Estratégias
  • Experiência em funções de liderança
  • Liderança
  • Gestão de Pessoas
  • Banca de Seguros
  • Financiamento de Veículos e Activos
  • Concepção e Gestão de Produtos de Activos
  • Concepção e Gestão de Produtos de Passivos
  • Soluções Transaccionais
  • Propostas de Valor e Segmentação de Clientes
  • Desenvolvimento de Estratégias
  • Gestão de Crédito e Risco
  • Engenharia de Processos
  • Gestão de Vendas
  • Engenharia de Atendimento e Experiência do Cliente
  • Conhecimento aprofundado da Banca de Retalho e Comercial
  • Gestão de partes interessadas
  • Gestão de projectos
  • MIS
  • Finanças e gestão financeira
  • Pesquisa e Análise
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
Como se Candidatar
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