Vacancy

Gestor de Retenção e Análise de Negócio

MultiChoice

A MultiChoice está a recrutar um Gestor de Retenção e Análise de Negócio para Luanda, em Angola.
Funções
  • Definição Estratégica, de Objectivos e Orçamento:
  • Colaborar com as Direcções da MCA e com as Direcções das áreas de Marketing e retenção da Multichoice África do Sul na definição da estratégia de retenção de curto e longo prazo, para a marca Multichoice Angola, tendo por base a estratégia global da Empresa e as tendências de mercado, garantindo o alinhamento da estratégia de marketing e retenção com os objectivos da empresa
  • Colaborar na definição do plano de actividades e do orçamento, identificando as necessidades de meios e recursos da Direcção, definindo a respectiva alocação ao desenvolvimento da actividade, de forma a garantir a contribuição da Direcção para a consecução do Plano Estratégico da Multichoice Angola e para a maximização dos resultados
  • Identificação das oportunidades de melhoria e propondo soluções para os problemas detectados, de forma a contribuir para a o alinhamento entre a orientação da actividade da Multichoice Angola e o cumprimento quer do Plano Estratégico da Organização, quer do nível de serviço definido
  • Garantindo a correcta análise do comportamento histórico da base de Clientes, cruzando informação de outras áreas da empresa e do mercado por forma a projectar com eficácia o desenvolvimento do negócio no parque de Clientes actuais activos e inactivos
  • Assegurar que a sua equipa é capaz de produzir estudos de viabilidade de campanhas adequando as diferentes mecânicas de oferta aos vários segmentos de Clientes, e produzir um plano trimestral e mensal de iniciativas veiculadas tanto BTL como ATL, em especial através de contactos directos por mensagem escrita, email e telefone
  • Implementar mecanismos de dimensionamento das operações outbound, assim como sistemas de incentivos que maximizem a performance das campanhas
  • Deverá ainda promover uma Cultura empresarial de fidelização em todos os contactos com os Clientes, quer em inbound, outbound ou nos pontos de venda directos e indirectos
  • Deverá liderar a implementação de processos de criação e gestão de ofertas, apoiando-se na equipa CVM na empresa sede do grupo, garantindo todos os mecanismos de controlo e medição necessários a uma experiência Cliente memorável e uma execução orçamental eficiente
  • È em primeira instância o responsável pela dinamização da carteira de Clientes, contribuindo para o aumento de receitas, do valor do parque de Clientes, da recuperação e fidelização dos subscritores
  • Análise do Mercado:
  • Acompanhar e analisar as evoluções de mercado, ao nível de clientes e da concorrência, identificando as condições e valores apresentados, novas fontes de receita, possibilidades de alargamento das oportunidades de negócio, com o objectivo de apresentar soluções que maximizem a criação de valor para os clientes e para a Multichoice Angola e garantir que a Empresa permaneça competitiva e rentável ao mesmo tempo
  • Eventos, Campanhas e Promoção de Produtos/Serviços
  • Garantir o alinhamento das linhas de actuação da Direcção de Marketing e da Direcção de Vendas, de forma a assegurar uma estratégia clara que transmita aos clientes os valores da Multichoice Angola e que potencie os resultados de vendas
  • Dirigir, planear e controlar todas as actividades relacionadas com a organização de eventos que têm como objectivo a promoção produtos, serviços e campanhas Multichoice Angola, validando as comunicações e suportes às mesmas, contribuindo para a angariação de novos clientes e fidelização dos clientes actuais
  • Definir e controlar os procedimentos das actividades de marketing e merchandising que sirvam de suporte à actividade comercial, a fim de promover a aproximação da Organização com os consumidores finais
  • Retenção:
  • Responsável pela gestão e liderança geral de todas as actividades de retenção do negócio
  • Pesquisar e analisar melhores práticas globais em estratégias de retenção de clientes
  • Conceber e implementar uma estratégia de retenção de clientes
  • Alinhar a estratégia de retenção de clientes com a estratégia do negócio
  • Tomar posse e dirigir alvos de produtos individuais de retenção
  • Planear e implementar um programa de fidelização de clientes
  • Assegurar uma estrutura organizacional optimizada e alocação de recursos para apoiar o lançamento de estratégias de retenção de clientes em todo o negócio
  • Planear, executar e gerir estratégias de integração introduzindo novas formas de aumentar as ordens de débito através de canais existentes e empresas ad hoc e demonstrações públicas
  • Conceber e implementar políticas de gestão de informação que abranjam o seguinte:
  • Entendimento completo e manuseamento da base de dados de subscritores
  • Identificar nichos de subscritores
  • Identificar e implementar informação importante
  • Conduzir análises baseadas em relatórios de todas as métricas
  • Gerir análises de tendências e identificação de oportunidades
  • Melhorar estratégias de retenção
  • Interpretar esforços de venda chave, tendências e problemas
  • Análise contínua de comunicações aos subscritores, geridas pelo sistema
  • Facilitar as sessões de conhecimento e informação de todas as partes interessadas, assegurando comunicação e disseminação eficiente de toda a retenção e informação relacionada
  • Implementação e posterior avaliação de campanhas inbound e outbound
  • Trabalhar com todas as unidades do negócio ao implementar a estratégia de retenção de clientes
  • Experiência de clientes:
  • Garantir de que CSAT, NPS e outras medidas de experiência do cliente (CC) estejam de acordo com os objectivos da empresa
  • Desenvolver e/ou implementar os sistemas e processos que irão aumentar a experiência do cliente com todos os pontos de contacto da marca Multichoice
  • Alinhar com o coordenador de QA (Quality assurance) nas acções CX que a equipe de QA deve rastrear e implementar nos pontos de contacto dos clientes
  • Representação Interna e Externa:
  • Representar a Direcção sob a sua responsabilidade perante outras Áreas da Multichoice Angola, bem como assegurar a representação da Multichoice Angola ao nível de interlocutores externos no âmbito da sua Direcção, garantindo sempre a defesa dos melhores interesses da organização e a salvaguarda da imagem da Multichoice Angola
  • Gestão dos Recursos Humanos:
  • Coordenar os recursos humanos afectos à sua área de responsabilidade, definindo em colaboração com a DRH as necessidades previsionais e operacionais no âmbito das áreas de recrutamento, motivação, avaliação de desempenho, formação, compensação e carreiras, de forma a contribuir para a implementação das Políticas de Recursos Humanos e para o enquadramento e motivação dos colaboradores, promovendo o seu desenvolvimento, produtividade e alinhamento com os valores e cultura da Multichoice Angola
Requisitos
  • Mínimo: Licenciatura nas áreas de Marketing, Comunicação e Gestão
  • Preferencial: Mestrado nas áreas de Marketing, Comunicação, Gestão e ou Financeira
  • Experiência Profissional mínima de 5 a 7 anos em funções de gestão no sector das telecomunicações e grande consumo
  • Preferencial: 7 a 10 anos em funções de gestão no sector das telecomunicações e grande consumo
  • Conhecimentos de Inglês e Português Avançado
  • Conhecimentos de Informática: MS Office Avançado
  • Conhecimentos específicos de Mercado e Fornecedores, Metodologia e processos de retenção, Gestão do ciclo de clientes
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
Como se Candidatar
This vacancy is no longer accepting applications

Detalhes

  • Entity MultiChoice
  • Location
  • Category
  • Tags
  • Published 24.01.2018
  • Expires 12.02.2018
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