A MultiChoice está a recrutar um Gestor de Retenção e Análise de Negócio para Luanda, em Angola.
Funções
- Definição Estratégica, de Objectivos e Orçamento:
- Colaborar com as Direcções da MCA e com as Direcções das áreas de Marketing e retenção da Multichoice África do Sul na definição da estratégia de retenção de curto e longo prazo, para a marca Multichoice Angola, tendo por base a estratégia global da Empresa e as tendências de mercado, garantindo o alinhamento da estratégia de marketing e retenção com os objectivos da empresa
- Colaborar na definição do plano de actividades e do orçamento, identificando as necessidades de meios e recursos da Direcção, definindo a respectiva alocação ao desenvolvimento da actividade, de forma a garantir a contribuição da Direcção para a consecução do Plano Estratégico da Multichoice Angola e para a maximização dos resultados
- Identificação das oportunidades de melhoria e propondo soluções para os problemas detectados, de forma a contribuir para a o alinhamento entre a orientação da actividade da Multichoice Angola e o cumprimento quer do Plano Estratégico da Organização, quer do nível de serviço definido
- Garantindo a correcta análise do comportamento histórico da base de Clientes, cruzando informação de outras áreas da empresa e do mercado por forma a projectar com eficácia o desenvolvimento do negócio no parque de Clientes actuais activos e inactivos
- Assegurar que a sua equipa é capaz de produzir estudos de viabilidade de campanhas adequando as diferentes mecânicas de oferta aos vários segmentos de Clientes, e produzir um plano trimestral e mensal de iniciativas veiculadas tanto BTL como ATL, em especial através de contactos directos por mensagem escrita, email e telefone
- Implementar mecanismos de dimensionamento das operações outbound, assim como sistemas de incentivos que maximizem a performance das campanhas
- Deverá ainda promover uma Cultura empresarial de fidelização em todos os contactos com os Clientes, quer em inbound, outbound ou nos pontos de venda directos e indirectos
- Deverá liderar a implementação de processos de criação e gestão de ofertas, apoiando-se na equipa CVM na empresa sede do grupo, garantindo todos os mecanismos de controlo e medição necessários a uma experiência Cliente memorável e uma execução orçamental eficiente
- È em primeira instância o responsável pela dinamização da carteira de Clientes, contribuindo para o aumento de receitas, do valor do parque de Clientes, da recuperação e fidelização dos subscritores
- Análise do Mercado:
- Acompanhar e analisar as evoluções de mercado, ao nível de clientes e da concorrência, identificando as condições e valores apresentados, novas fontes de receita, possibilidades de alargamento das oportunidades de negócio, com o objectivo de apresentar soluções que maximizem a criação de valor para os clientes e para a Multichoice Angola e garantir que a Empresa permaneça competitiva e rentável ao mesmo tempo
- Eventos, Campanhas e Promoção de Produtos/Serviços
- Garantir o alinhamento das linhas de actuação da Direcção de Marketing e da Direcção de Vendas, de forma a assegurar uma estratégia clara que transmita aos clientes os valores da Multichoice Angola e que potencie os resultados de vendas
- Dirigir, planear e controlar todas as actividades relacionadas com a organização de eventos que têm como objectivo a promoção produtos, serviços e campanhas Multichoice Angola, validando as comunicações e suportes às mesmas, contribuindo para a angariação de novos clientes e fidelização dos clientes actuais
- Definir e controlar os procedimentos das actividades de marketing e merchandising que sirvam de suporte à actividade comercial, a fim de promover a aproximação da Organização com os consumidores finais
- Retenção:
- Responsável pela gestão e liderança geral de todas as actividades de retenção do negócio
- Pesquisar e analisar melhores práticas globais em estratégias de retenção de clientes
- Conceber e implementar uma estratégia de retenção de clientes
- Alinhar a estratégia de retenção de clientes com a estratégia do negócio
- Tomar posse e dirigir alvos de produtos individuais de retenção
- Planear e implementar um programa de fidelização de clientes
- Assegurar uma estrutura organizacional optimizada e alocação de recursos para apoiar o lançamento de estratégias de retenção de clientes em todo o negócio
- Planear, executar e gerir estratégias de integração introduzindo novas formas de aumentar as ordens de débito através de canais existentes e empresas ad hoc e demonstrações públicas
- Conceber e implementar políticas de gestão de informação que abranjam o seguinte:
- Entendimento completo e manuseamento da base de dados de subscritores
- Identificar nichos de subscritores
- Identificar e implementar informação importante
- Conduzir análises baseadas em relatórios de todas as métricas
- Gerir análises de tendências e identificação de oportunidades
- Melhorar estratégias de retenção
- Interpretar esforços de venda chave, tendências e problemas
- Análise contínua de comunicações aos subscritores, geridas pelo sistema
- Facilitar as sessões de conhecimento e informação de todas as partes interessadas, assegurando comunicação e disseminação eficiente de toda a retenção e informação relacionada
- Implementação e posterior avaliação de campanhas inbound e outbound
- Trabalhar com todas as unidades do negócio ao implementar a estratégia de retenção de clientes
- Experiência de clientes:
- Garantir de que CSAT, NPS e outras medidas de experiência do cliente (CC) estejam de acordo com os objectivos da empresa
- Desenvolver e/ou implementar os sistemas e processos que irão aumentar a experiência do cliente com todos os pontos de contacto da marca Multichoice
- Alinhar com o coordenador de QA (Quality assurance) nas acções CX que a equipe de QA deve rastrear e implementar nos pontos de contacto dos clientes
- Representação Interna e Externa:
- Representar a Direcção sob a sua responsabilidade perante outras Áreas da Multichoice Angola, bem como assegurar a representação da Multichoice Angola ao nível de interlocutores externos no âmbito da sua Direcção, garantindo sempre a defesa dos melhores interesses da organização e a salvaguarda da imagem da Multichoice Angola
- Gestão dos Recursos Humanos:
- Coordenar os recursos humanos afectos à sua área de responsabilidade, definindo em colaboração com a DRH as necessidades previsionais e operacionais no âmbito das áreas de recrutamento, motivação, avaliação de desempenho, formação, compensação e carreiras, de forma a contribuir para a implementação das Políticas de Recursos Humanos e para o enquadramento e motivação dos colaboradores, promovendo o seu desenvolvimento, produtividade e alinhamento com os valores e cultura da Multichoice Angola
Requisitos
- Mínimo: Licenciatura nas áreas de Marketing, Comunicação e Gestão
- Preferencial: Mestrado nas áreas de Marketing, Comunicação, Gestão e ou Financeira
- Experiência Profissional mínima de 5 a 7 anos em funções de gestão no sector das telecomunicações e grande consumo
- Preferencial: 7 a 10 anos em funções de gestão no sector das telecomunicações e grande consumo
- Conhecimentos de Inglês e Português Avançado
- Conhecimentos de Informática: MS Office Avançado
- Conhecimentos específicos de Mercado e Fornecedores, Metodologia e processos de retenção, Gestão do ciclo de clientes
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
Como se Candidatar